Conhecendo as partes de sua Bengala 4.0

Conhecer as partes da Bengala 4.0 é fundamental para realizar os Ajustes necessários para conforto estabilidade em seu utilização

BOTÃO LIGA / DESLIGA

Desliga ou liga o equipamento

TRAVA DO AJUSTE DA POSIÇÃO DO DISPOSITIVO

Fixa o angulo da pegada do paciente após ajuste

REGULAGEM DA DISTÂNCIA ENTRE AS PISTAS VISUAIS

Permite a ajustar a distância das pistas luminosas, conforme o paciente e o exercicio a ser realizado

TRAVA DO DISPOSITIVO

Fixa o dispositivo na bengala

TRAVA DA ALTURA DA BENGALA

Porca que trava a altura da belgala

PINO DE AJUSTE ALTURA DA BENGALA

Pino que permite o ajuste da altura da bengala

SUPORTE DE BATERIA

Espaço reservado para bateria tipo CR-2

SENSOR

Liga as pistas luminosas quando a bengala é apoiada


Sugestões de exercícios

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes horizontais

DESLOCAMENTO LATERO-LATERAL

Oriente o paciente a se locomover lateralmente numa distância entre os passos que é capaz de realizar sem perda de equilíbrio, um passo de cada vez e numa velocidade confortável com a Bengala 4.0 contralateral à direção do deslocamento. Dependendo do objetivo do exercício poderá ser aplicada dupla tarefa.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes horizontais

DESLOCAMENTO ÂNTERO-POSTERIOR E PÓSTERO-ANTERIOR

Oriente o paciente a se locomover pisando sobre ou ultrapassando a linha projetada no solo, um passo de cada vez e numa velocidade confortável, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro lesionado. A distância entre os passos deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem perda de equilíbrio. Dependendo do objetivo do exercício poderá ser aplicada dupla tarefa.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes horizontais

COMPRIMENTO DE PASSO, PASSADA E CADÊNCIA

Oriente o paciente a se locomover pisando sobre a linha projetada no solo enquanto movimenta os braços no mesmo ritmo de modo a criar um movimento ritmado e constante, sempre um passo de cada vez e numa velocidade confortável, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro lesionado. A distância entre os passos deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem perda de equilíbrio.

Dependendo do objetivo do exercício poderá ser utilizado estímulo sonoro para marcar os passos ou ainda aplicada dupla tarefa.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes horizontais

ULTRAPASSAGEM DE OBSTÁCULOS

Oriente o paciente a se locomover ultrapassando a linha projetada no solo flexionando bastante o quadril e joelho, um passo de cada vez e numa velocidade confortável, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro lesionado. A distância entre os passos deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem perda de equilíbrio. Dependendo do objetivo do exercício poderá ser aplicada dupla tarefa.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes verticais

EQUILÍBRIO

Oriente o paciente a se locomover pisando sobre a linha projetada no solo, um pé à frente do outro, um passo de cada vez e numa velocidade confortável, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro lesionado. A distância entre os passos deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem grande perda de equilíbrio. Dependendo do objetivo do exercício poderá ser aplicada dupla tarefa.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes verticais

EQUILÍBRIO E FORTALECIMENTO DE ABDUTORES

Oriente o paciente a realizar abdução de quadril, pisando apenas com o antepé sobre a linha distal projetada no solo caso haja necessidade, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro trabalhado. A distância entre os feixes deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem amplitudes exageradas. Poderá ser acrescida carga progressivamente de acordo com a resposta do paciente.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes verticais

EQUILÍBRIO E FORTALECIMENTO DE ADUTORES

Oriente o paciente a realizar adução de quadril, pisando apenas com o antepé sobre a linha distal projetada no solo caso haja necessidade, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro trabalhado. A distância entre os feixes deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem amplitudes exageradas. Poderá ser acrescida carga progressivamente de acordo com a resposta do paciente.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes horizontais

EQUILÍBRIO E FORTALECIMENTO DE FLEXORES DE QUADRIL

Oriente o paciente a realizar flexão de quadril, pisando apenas com o antepé sobre a linha distal projetada no solo caso haja necessidade, com a Bengala 4.0 contralateral ao membro trabalhado. A distância entre os feixes deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem amplitudes exageradas. Poderá ser acrescida carga progressivamente de acordo com a resposta do paciente.

info-image
Regule a posição do dispositivo de modo a criar feixes verticais

CORREÇÃO DA ROTAÇÃO FEMORAL INTERNA E EXTERNA

Oriente o paciente a realizar rotação dos fêmures de modo a alinhar os pés o máximo possível aos feixes projetados no solo e realizar a caminhada seguindo a direção e distância dos feixes que deve ser regulada de acordo com as características deste paciente para que ele seja capaz de realizar a tarefa sem amplitudes exageradas. É de extrema importância que o paciente seja acompanhado por um médico ortopedista que avaliará a necessidade de uso de órteses ou mesmo intervenção cirúrgica.